Convenção AsBEA: Explorando o Futuro dos Espaços

Buscando renovar o pensamento sobre o futuro da profissão, a AsBEA traz como tema “Explorando o Futuro dos Espaços” para sua convenção de 2019, a ser realizada nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, em Armação dos Búzios, Rio de Janeiro onde buscaremos debater questões relevantes para as possibilidades futuras da profissão. Participarão do evento nomes de relevância e autoridades em suas áreas, e ainda referências fora do universo da arquitetura, para somar ainda mais conteúdo aos arquitetos participantes.

A CONVENÇÃO

A revolução da mídia e das comunicações não apenas facilitam processos e aproximam as pessoas, como geram um interesse em outros tipos de fenômenos sensoriais que vem transformando a maneira das pessoas ocuparem os espaços. Cada vez mais o digital vem fomentando a existência de um espaço Virtual, invisível, aonde a sociedade também estabelece relações e que já percebemos uma influência deste lugar imaterial em nossos costumes.

É na exploração deste lugar virtual e seus desdobramentos que a AsBEA desenvolveu o eixo temático para a sua convenção em 2019. O interesse vai além de como o uso das tecnologias pode dar assistência à produção arquitetônica, mas sim fomentar uma investigação de como os escritórios e os arquitetos podem ocupar e planejar este espaço virtual e todos os espaços técnicos necessários para seu suporte, aproximando as cidades desta nova dimensão cada vez mais possível pelos usos da tecnologia. Quais são as possibilidades e novos paradigmas que podemos enfrentar ao se pensar o planejamento deste lugar virtual? Que possibilidades o arquiteto possui na exploração do invisível? Como e quais são as estruturas materiais necessárias para dar suporte para essa nova dimensão do espaço projetual?

Fenomenologia, Percepção, Estruturas digitais, os espaços técnicos, são apenas alguns dos muitos assuntos que podem se desdobrar desta investigação do futuro do lugar e das cidades. No evento, contaremos com a presença de profissionais multidisciplinares que já se encarregam em debater como pensar e construir esse novo lugar do projeto na sociedade e como articular a existência desta dimensão invisível com o nosso mundo material.

PALESTRANTES

Washigton Farjado
Graduado arquiteto e urbanista em 1997 pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, foi pesquisador do PROURB, programa de pós-graduação em urbanismo, da UFRJ, dentro da pesquisa “projetos urbanos e estruturação do espaço” entre 1997 a 1999. Em 2005 foi subsecretário de projeto urbano e, de 2007 até 2008, foi secretário adjunto de projeto urbano da prefeitura de Nova Iguaçu. Em 2009, torna-se subsecretário de patrimônio cultural, intervenção urbana, arquitetura e design (SUBPC) da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Foi também presidente do conselho municipal de patrimônio cultural do Rio de Janeiro e assessor especial do prefeito Eduardo Paes para assuntos urbanos. Atualmente é sócio proprietário da WAU – Agência Urbana.

Andrés Passaro

Doutor pela ETSA de Barcelona - UPC (2004). Mestre pela FAU-USP (1996). Arquiteto pela FAU-UFRJ (1990). Atualmente é professor associado 1 da FAU-UFRJ, aonde atua além de professor como coordenador do DPA (Departamento de Projeto de Arquitetura). Seu principal campo de atuação é na área de projeto paramétrico e fabricação digital e habitações de baixo custo e baixo impacto ambiental. Foi coordenador e fundador do Lamo3d – Laboratório de Modelos 3D e fabricação digital da FAU – UFRJ.

Gabriela Bilá

Arquiteta e urbanista pela UNB, designer multimídia atualmente mestranda e assistente de pesquisa no Grupo City Science, no MIT Media Lab. Procura extrapolar a arquitetura como apenas a projetação de edifícios, usando novas mídias e linguagens digitais como ferramentas de seu trabalho. Possui experiência internacional no escritório holandês OMA (Office For Metropolitan Architecture) e no alemão LAVA (Laboratory For Visionary Architecture).

INSCRIÇÕES: https://www.sympla.com.br/47-convencao-nacional-da-asbea---explorando-o-futuro-dos-espacos__591299

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Convenção AsBEA: Explorando o Futuro dos Espaços" 08 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/922664/convencao-asbea-explorando-o-futuro-dos-espacos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.